sábado, 29 de setembro de 2007

[música] O novo CD de James Blunt - All the Lost Souls

O Segundo disco é cruel. Quem é músico sabe do que eu estou falando. Antes do primeiro, o artista passa uma vida compondo e preparando canções. Quando entra no estúdio, está com a mala cheia, pronto para escolher as melhores.

Já no segundo tudo é diferente. O espaço é apenas de 1 ano, no máximo 2, que divididos com os compromissos de divulgação, shows e turnê, não permitem ao artista uma pausa adequada para se dedicar à composição.

Acho que o James Blunt não conseguiu escapar dessa maldição.

Seu novo álbum "All the Lost Souls", lançado neste mês, é muito inferior ao primeiro. Sendo sincero, ele é bem fraco mesmo. A qualidade e criatividade melódica de "Back to Bedlam", para mim, melhor disco de 2004, não estão ali.

Parece que Blunt fez um CD no estilo das piores canções de seu primeiro trabalho. Arranjos repetitivos e conduções rítmicas iguais tornam o CD muito chato. Como se Blunt tivesse ligado um gravador e fosse compondo um monte de músicas de uma só vez. Sem parar para pensar. Sem ouvir o que estava fazendo. As músicas parecem datadas, remetendo a um Bee Gees antes da fase "Disco", num típico som anos 70 USA, mas não o 70 Rock and Roll.

E Blunt tem uma prova contra seu trabalho, produzida por ele mesmo: a música "Same Mistake", que destoa de todas as outras faixas e nos mostra o melhor do músico inglês. Esta com certeza poderia estar no primeiro disco do cantor sem fazer feio.

Ainda bem que estamos na era do mp3. Você pode comprar apenas esta faixa e não sair no prejuízo.

Vale destacar o design gráfico de sua capa. A imagem de Blunt foi formada por uma série de pequenas fotos de pessoas, fazendo uma alusão a todos nós, as possíveis almas perdidas. Mesmo sendo uma idéia já batida, a execução ficou muito bem feita. (Clique na imagem acima e veja ampliada).

Clique no vídeo abaixo e escute "Same Mistake"

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

[Filmes] "O Corte" - Tome cuidado. Alguém pode querer o seu posto

Novamente sigo aqui a linha de indicar aqueles filmes menos conhecidos, mas verdadeiros achados."O Corte" é um filme francês (não se assuste, xô preconceito!) extremamente original e com uma história muito intrigante. Não é a tôa que foi um sucesso de crítica no mundo, mas muita gente não o conhece.
A história é a seguinte. Um executivo de alto-escalão do mercado de Papel perde seu emprego. Desempregado por um bom tempo, começa a encontrar muitas dificuldades para se recolocar. Isso acaba perturbando sua vida e seu casamento. O cara entra em parafuso.

Angustiado, começa a analisar as possibilidades do mercado e descobre que só há uma vaga disponível que poderia tirá-lo dessa situação. Diante disso, ele resolve matar todos os seus possíveis concorrentes diretos e assim se consolidar como a melhor e única escolha. Simples não? Viu como é fácil arrumar um emprego?

Nem preciso falar mais nada. A partir daí se desenvolve uma trama envolvente, de ação, terror e suspense. Todos ficamos angustiados, incertos sobre o limite que o filme pode chegar.

Ah! Novamente lembrando. Assista com o som original. Em francês.

"O Corte"
Distribuidora: Flashstar Home Video
Duração: 122 minutos
País/Ano de Produção: FRANÇA, ESPANHA, BÉLGICA / 2005
Áudio: Francês Dolby Digital 2.0, Francês Dolby Digital 5.1, Português Dolby Digital 2.0
Idioma: Português, Francês Legenda: Português, Inglês
Formato da Tela: Widescreen
Processo Digital: Ntsc

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

[arte/esculturas] 1º Festival de Esculturas de Areia de São Paulo

Mais uma oportunidade gratuita de se divertir e ter um bom contato com a arte. É o 1º Festival de Esculturas de Areia de São Paulo.

O festival fica em exposição até 21 de outubro, em um terreno de 66 mil metros quadrados, localizado na Avenida Interlagos, 800. Com o objetivo de trazer o clima praiano para São Paulo, as obras dos renomados artistas Gisele, Sérgio e Mauro Prata também terão a função de divulgar este tipo de arte ainda pouco conhecida no Brasil.

Veja que legal no vídeo abaixo os caras trabalhando e fazendo uma escultura. Pensa que é moleza?



Local: Domínio Marajoara
Avenida Interlagos, 800, Interlagos - Zona Sul
Preço(s): Grátis.
Data(s): Até 21 de outubro de 2007.
Horário(s): De segunda a domingo, das 10h às 22h.

[arte/pintura] Exposição "Rio de Janeiro - Um tema sem Limites" - História e beleza na arquitetura carioca

O artista plástico Renato Salles produziu uma série de telas sobre a paisagem urbana do Rio de Janeiro, que agora são apresentadas na Exposição: "Rio de Janeiro - Um tema sem limites".
Suas telas captam prédios históricos, locais com arquitetura antiga preservada, obras tombadas, entre outras construções. Vendo as telas, você nem imagina que uma cidade grande como o Rio de Janeiro ainda possua locais com tamanha beleza.

Dá para se fazer uma volta no tempo. Por sinal, esta é uma das melhores coisas do Rio, a manutenção de prédios, obras e de sua arquitetura histórica.

A entrada é gratuita, o que torna essa exposição ainda mais imperdível.

Salles começou a se dedicar à arte através do desenho, voltando mais tarde seu foco para a pintura. Procurou se aprimorar em detalhes e técnicas para produzir séries bem elaboradas. Seu currículo é marcado por participações em eventos importantes como a Turnê Internacional de Arte Brasileira, em 2003.

Local: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro
Estrada de Santa Marinha, Parque da Cidade, Gávea
Zona Sul - 2259-9295
Preço(s): Grátis.
Data(s): Até 11 de novembro.
Horário(s): Terça a sexta, 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, 10h às 15h

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

[música] Don't you forget about me

Ainda pegando um gancho em meu post de ontem (sobre os melhores shows que já vi, logo abaixo), resolvi colocar aqui o vídeo de "Don't you forget about me" (Simple Minds), ao vivo, só para tentar passar um pouco do que foi a emoção de estar lá e ver milhares de pessoas batendo palmas e cantando juntas. Veja que momento especial. São os chamados momentos mágicos, aqueles que ficam com a gente pra sempre.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

[música/shows] Os 10 melhores shows que vi na vida (até agora)

Outro dia estava conversando com um amigo, quando tive a idéia deste post. Falávamos sobre shows, os que fomos e não fomos - aí pensei em eleger os meus 10 melhores até o momento (espero poder ir a outros). Só listo aqui os que fui mesmo, em ordem cronológica. Depois de ver os meus, deixe um comentário listando os seus.

Barão Vermelho – Rock and Rio I – RJ (15/01/1985)
Com apenas 15 anos na cara esse foi o meu primeiro grande show. Escondido dos pais, encarei um bate-volta ao Rio de Janeiro com amigos, só para participar do maior festival de música da Terra. Inesquecível a imagem de Cazuza enrolado na bandeira brasileira.

Legião Urbana – Estádio Parque Antártica (Palmeiras) – SP (10/08/1990)
Fila dando volta no estádio, alvoroço e confusão para ver a maior banda do Brasil. Naquele dia, em um jogo no interior da cidade, o Palmeiras foi desclassificado do Campeonato Paulista. Porém, sua torcida na volta para São Paulo passou pelo estádio e criou uma grande confusão. Briga, quebra-quebra, a multidão entrou em pânico. Ninguém conseguia entrar. Alguns de meu amigos foram para casa. Eu consegui entrar na quarta música, sem utilizar o meu ingresso, vazando a barreira de policiais. Entramos correndo pelo gramado, felizes e cantando: "É preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã..." Eu e meu querido amigo Tetê. O show foi fantástico.

Live – Aeroanta – SP (19/10/1992)
Esse show foi um achado. Como não foi divulgado, pouquíssima gente sabia que o Live tocaria no Brasil, ainda mais em um lugar tão pequeno como o Aeroanta. Descobrimos por acaso, conversando com o gerente da casa, uma semana antes. Mesmo assim, a casa bombou e o show foi uma loucura. Totalmente espremidos, éramos levados conforme a maré. O Live arrebentou tocando todas as músicas de seu primeiro disco: Mental Jewelry.

Midnight Oil – Olympia – SP (12/05/1997 a 15/05/1997)
Por se tratar de minha banda predileta não tive dúvidas. Pedi dispensa no trabalho e vi o show 3 dias seguidos, indo todos os dias logo cedo para o Olympia. Tudo para assistir no gargarejo mesmo. Me arrependi de não ter ido no último dia. O Midnight Oil ao vivo é uma paulada na cara, muita força, todos pulando, cantando e se mexendo. Você mal sabe pra onde olhar.

Simple Minds – Hollywood Rock - SP (14/01/1998)
Se existem músicas que marcaram a minha geração, posso dizer que "Don't you forget about me" é uma delas. Estar lá, ao vivo, vendo milhares de pessoas cantando isso juntos, arrepiou a alma. Só essa música valeu todo o show.

U2 – Estádio do Morumbi – SP (31/01/1998)
Que dia maravilhoso foi o desse show. Muito sol, muitos amigos, muita cerveja e batidas de frutas. Chegamos ao estádio às 10 horas da manhã e brincamos o dia todo. O show foi sem comentários, como se fosse um filme de tão perfeito.

Morrissey - Olympia - SP (03/04/2000)
O ex-vocalista da banda "The Smiths", que amo de paixão, veio para o Brasil para dois shows. E eu, otário, só comprei para um dia. Assim que o show acabou me arrependi de matar. Queria vender até a mãe para ter outro ingresso, mas não teve jeito. O poeta inglês desfilou uma série de músicas maravilhosas, uma melhor que a outra, tocando ao final diversas músicas de sua antiga banda.

REM – Rock and Rio 3 – RJ (13/01/2001)
Uma das decisões mais acertadas da minha vida. Depois de ser enrolado por amigos durante semanas, em um típico "vai não vai", resolvi sozinho, em pleno sábado de manhã, dia do show, ir para o Rio de Janeiro e ver o REM no Rock in Rio 3. Nem ingresso eu tinha. Saí de São Paulo 10 horas da manhã e cheguei no Rio 4 da tarde. Comprei de cambista e vi um dos melhores shows da minha vida. Sozinho e feliz pra caramba.

Foo Fighters – Rock and Rio 3 – RJ (13/01/2001)
Fui para ver o REM e de brinde recebo um show do Foo Figters antes. Falar o quê? Outro show que é simplesmente paulada na cara. Rock and Roll mesmo, com muita força, vigor e músicas pra soltar a voz.

Lemonheads - Ballroom - RJ (14/05/2004)
Já morando no Rio, fiquei sabendo que o Lemonheads tocaria no Ballroom em Botafogo. Não acreditei. Chegando lá, umas menininhas meio indie, meio emo, torciam o nariz e diziam que Evan Dando tocaria apenas as músicas do novo disco. Doce engano o das gurias. O cara abriu com "The Great Big No", na paulada, e saiu desfilando todos os grandes sucessos da banda. Parecia até um show "The Best Of Lemonheads". Pena que foi um dia só, pois se tivéssem outros eu estaria lá a qualquer preço.

Perdi dois shows no Brasil que talvez estivessem nessa lista: Coldplay e Pearl Jam. Mas como não vi ao vivo, não posso listá-los. Quem sabe mais adiante.

De volta à vida digital

Domingo de noite a Internet e o Telefone caíram. Só voltou hoje, após a Net resolver uns problemas na aparelhagem do prédio. Estou de volta pessoal.

domingo, 23 de setembro de 2007

[TV/Comer e Beber] Jamie Oliver - Não assista se estiver com fome

De bobeira em casa em pleno domingão, acabo de assistir ao Programa do Jamie Oliver (GNT). Se você não o conhece, o jovem inglês é um astro da culinária mundial na TV.

Na atual temporada, Jamie está fazendo um programa ainda mais intimista, de sua casa, explorando aquele clima bem aconchegante e fazendo várias gravações do seu quintal.

E que quintal por sinal. É uma verdadeira horta. E quem cozinha sabe - contar com sua própria plantação em casa traz uma grande diferença na qualidade da comida. O cara tem tudo lá. Verduras, legumes, especiarias, temperos, tudo fresquinho. Precisa de uma cebolinha, coentro, alho-poró ou manjericão? Tá na mão. Fora frutas e outras coisas.

Os programas estão espetaculares. Se você estiver com fome e for assistir antes das refeições vai salivar de verdade. Jamie é adepto de uma culinária com muito sabor, sucos e temperos. Ele se utiliza de muitas especiarias e folhas para dar a cada prato sabores e aromas especiais, explorando as sutilezas e nuances de cada alimento.

Hoje ele fez um churrasco de chorar. Cordeiro, costelas, frangos e salmão que antes foram marinados com vários temperos e cozidos no forno - só depois foram levados para a churrasqueira, apenas para dar aquela tostada final. Ficaram divinos. Dava vontade de entrar na TV.

Outro dia ele fez uma série de sobremesas com morangos silvestres que também colheu em seu próprio quintal. Sem comentários.

Quando puder ver o Jamie não perca. Mas aconselho: almoce ou jante antes.

A GNT transmite dois programas de Jamie: "Em casa com Jamie Oliver" sobre o qual estou me referindo e "Truques de Oliver" que ele grava em um apartamento. Ambos são ótimos.

Jamie Oliver
Canal GNT (41, NET/SKY)

sábado, 22 de setembro de 2007

[livros] Eu S/A - Um futuro aterrorizante

Eu S/A é um livro empolgante e aterrorizante. Empolgante por sua história totalmente original. Aterrorizante pela projeção de um mundo futuro onde as pessoas não tem valor.
Não existem mais países (apenas a Europa é um estado), os Estados Unidos estão privatizados, as Escolas são propriedades de empresas como Pepsi e McDonald's, a polícia só trabalha se for contratada para isso, o sobrenome das pessoas é a marca da empresa em que trabalham, como o protagonista do Livro: Hack Nike.

Nosso herói trabalha na gigante de materiais esportivos e sonha atuar no departamento de marketing. Enganado por dois funcionários inescrupulosos, Hack assina um contrato sem ler que o obriga a cometer uma série de assassinatos para promover um novo tênis da empresa. Genial não? Muito Original.

Somente a agente Jennifer Governo (que possui esse sobrenome por trabalhar para o Governo) poderá ajudá-lo a sair dessa.

Você não vai conseguir parar de ler. Este é mais um livro que li em menos de 3 dias. Ele realmente nos leva para um mundo totalmente diferente de hoje, assustador e futurista. Um mundo onde a vida humana é insignificante e os negócios estão acima de todas as coisas.

Eu S/A
Autor: Max Barry
Editora: Record

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

[Humor/TV] Tela Class - Você vai dar muita risada

Lá em casa não tem choro, nem vela. De segunda a quinta, bateu onze da noite, é Tela Class na TV. Nem a reclamação da patroa adianta (pois ela adora também).

Tela Class é um programa da MTV produzido pela Equipe de Hermes e Renato. Se você não conhece funciona da seguinte forma. Os caras pegam os filmes mais trashs e podres do planeta, filmes que você daria risada só de ver o original. Aí, eles dublam esses filmes criando uma história totalmente diferente, tornando a coisa ainda mais absurda. É de matar de rir.

Abaixo você pode ver uma amostra de 2 filmes e um pouco dos bastidores da gravação. Querendo ver mais é só caçar no You Tube.

As Tretas de Hong Kong


Uma obra do Barulho


Como tudo começou
Esse tipo de humor, feito com a redublagem de filmes, está sendo bastante praticado em outros programas e países. Dizem que, no Brasil, tudo começou com o famoso e clássico filme "Cadê meu Headphone", uma redublagem em cima de "Guerra nas Estrelas". Nessa história Darth Vader está a procura de seu headphone que desapareceu.
Veja abaixo:

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

[Séries/TV] Trailer de Lost quarta temporada surge no You Tube

É amantes de Lost (incluindo minha esposa), um trailer oficial da 4ª temporada caiu no You Tube. Parece que a história vai ganhar uma outra direção e novas surpresas vão surgir.

A mensagem principal do trailer é: "Pensaram que já tinham encontrado o Inimigo? Visto o Mal? Pensaram Errado". Outro mistério é a mensagem: "Defendam a Ilha...ou morram". Teremos alguma ameaça vindo de fora?

Será que essa série vai para algum lugar mesmo? Ou será que os roteiristas estão perdidos? Eu, sinceramente, acho Heroes muito superior, principalmente na amarração da história. Acho que Lost nos apresenta um mistério, e outro, e outro, e outro, e nada se descobre, nada sai do lugar. Mas, fazer o quê? Tem gente que ama.

Veja o trailer abaixo:

[Variedades] Rapidinhas do Estrada Pop

[desenho] Episódio Especial dos Simpsons - 24 Horas
Peço desculpas por mais uma nota sobre os Simpsons, não quero parecer baba-ovo, mas o episódio especial de terça-feira foi sensacional. Ele foi feito exclusivamente para anteceder o último capítulo da temporada de 24 horas. Toda sua história, tomadas, estilos de cena, incluindo as famosas divisões de tela, além do inconfundível reloginho marcador de tempo, foram baseados no famoso seriado de ação. Até Kiether Sutherland esteve presente dublando e interpretando Jack Bauer. Diretor Skinner, Lisa, Bart e Milhouse fazem parte de uma equipe secreta de agentes especiais que lutam para salvar a escola de um grande atentado. E o melhor, o episódio, de número 400, foi transmitido todo em inglês com legendas e durou exatos "24 minutos". Quando reprisar, não percam.

[séries] Toma lá, Dá Cá
Muito gente tem falado bem do novo seriado de humor da Globo, mas não sei se é por medo ou respeito a grandes artistas como Arlete Salles e Diogo Vilela. Sei que não consigo assistir por 5 minutos o programa. Tento mesmo, mas tudo me parece tão igual, tão padronizado com Sai de Baixo. Isso sem falar em Miguel Falabella que na minha visão ainda está fazendo o Caco Antíbes.

[música] A volta dos Mortos Vivos
Pelo jeito, estamos no período dos Revivals. Teremos Police, Led Zeppelin e agora Sex Pistols. Bem que mais gente poderia se empolgar e seguir essa idéia. Smiths e Midnight Oil seriam ótimas pedidas.

[Filmes] Festival do Rio começa hoje
Só para lembrar, começa hoje o maior festival de cinema do Rio de Janeiro. Serão mais de 300 filmes de 60 países. Tem muita coisa boa: Quentin Tarantino, Michael Moore, David Lynch, Gus Van Sant, Milos Forman, Ken Loach, Todd Haynes, Kenneth Branagh, Zhang Yimou, entre outros. O festival vai até o dia 4 de outubro. Ainda essa semana colocarei um post destacando alguns filmes.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

[Comportamento] Pirataria e a Polêmica sobre o filme Tropa de Elite

Já fazia um tempo que eu pretendia colocar um post sobre o assunto pirataria, quando surge essa polêmica sobre o filme "Tropa de Elite" (baseado no livro "Elite da Tropa"). Ambos tratam do cotidiano e bastidores das instituições policiais do Rio de Janeiro, com um bom destaque para o BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais, a força de elite da Polícia Militar carioca.

Li o livro e posso assegurar que é excelente e impressionante. Parece difícil se surpreender ainda mais com a Polícia nos dias de hoje, mas com esse livro, lhes garanto, vocês ficarão ainda mais surpresos. A corrupção e o crime dentro dos orgãos policiais são maiores do que podemos supor. Por diversas vezes me peguei lendo com aquela cara de boca aberta. Por ser tão bom, confesso que estava esperando o filme com ansiedade.

Eis que surge a notícia na imprensa que o filme vazou e está sendo vendido nas ruas do Rio e de São Paulo. Em cima desse fato, achei que seria um bom momento para colocar o que penso sobre pirataria. Vocês vão entender o por quê.

Pirataria não está ligada a condição econômica de uma pessoa. O produto pirata não é mais uma exclusividade das classes de baixa renda. As classes média e alta estão com tudo na onda dos piratas. Comecei a ver meus amigos baixando filmes e séries, meus colegas de trabalho comprando filmes em camelô, minha mãe feliz com seus CDs piratas. Gente que não precisa.

Aí descobri que a pirataria tem ligação com pobreza espiritual. Com falta de sensibilidade. Com incapacidade de apreciar as coisas boas da vida. As pessoas que utilizam os piratas não ligam mais para qualidade. Não valorizam ou anseiam por um filme ou disco. Eles não fazem parte do grupo dos apreciadores, dos degustadores. São apenas pessoas que precisam se alimentar e viver. Apreciar é uma coisa muito diferente.

Uma vez, por conta do trabalho, surgiu para mim um jantar espetacular num restaurante 5 estrelas, top de São Paulo. Chefe Internacional, Guia Michelin, 12 pratos de degustação. Resolvi convidar um amigo na esperança de que ele valorizasse o evento. Uma hora antes, ao chegar na casa do indíviduo, deparei-me com ele comendo pão com geléia. Me disse que estava com fome, que não podia esperar. 1 hora antes de comermos uma das melhores refeições de nossas vidas e ele estava se empanturrando de pão com geléia. É disso que estou falando. Dessa pobreza espiritual.

Tenho um outro amigo que baixou o Senhor dos Anéis 3, antes de estrear, e viu no computador em uma tela de 15 polegadas com duas caixinhas de som vagabundas. É disso que estou falando.

Uma colega do trabalho, assistiu o pirata de "Cars", da Pixar, em uma cópia que foi gravada dentro do cinema por uma câmera que filmava a tela. Veio me perguntar se eu não queria emprestado. O que mais posso dizer?

Pirataria tem a ver com desprezo pela vida. Algo como tomar cerveja em copo de plástico. Tipo, dane-se. Me dá isso aí de qualquer jeito.

Quem entende e valoriza uma obra, foge do pirata. Um jantar dos sonhos merece ser aguardado com paciência. Um filme épico pede uma tela de cinema digital com som de última geração. Uma boa cerveja combina com um lindo copo de vidro. Um DVD de primeira merece ser visto por inteiro, com todos os seus extras e novidades. E por aí poderíamos listar muito mais.

É lógico que podemos ter nossos momento de lixão na vida, relaxar e mandar tudo pro inferno. Adoro pão com geléia e já bebi muita cerveja em copo vagabundo. Mas tudo tem o seu momento. Precisamos saber qual evento merece um cuidado especial. Precisamos aprender a apreciar.

Um filme como Tropa de Elite merece ser visto em sua plenitude e não em uma cópia, mal editada, com cenas em ordens inversas, com partes incompletas e com um som não finalizado. É isso que estão vendendo por aí. E é isso que muita gente de classe média e com curso superior vem assistindo.

Um amigo me perguntou hoje, "vc já viu?" E eu respondi: "Não, vou esperar". Com aquele sorriso de quem está esperando o bolo da mamãe ficar pronto. E vou esperar feliz.

Veja o trailer

terça-feira, 18 de setembro de 2007

[Comer e Beber] Entenda a arte de um bom Chope

Segundo os Alemães, os mais entendidos no assunto, chope não pode ser tomado de qualquer jeito. Infelizmente, nem todo mundo sabe disso e tem a oportunidade de degustar o sagrado líquido como se deve. A Ambev tem procurado divulgar constantemente aos bares e clientes as principais regras para se ter um bom chope. São Elas:
1. Manter a chopeira do bar sempre regulada, calibrada na pressão exata de gás e com uma serpentina sempre longa e limpa.

2. Possuir copos de boa qualidade, de fina espessura, lavados com sabão neutro, sempre bem enxaguados e resfriados.

3. O chope deve ser bem armazenado e consumido dentro de seu prazo de validade (no máximo em dois dias).

4. Ter um bom tirador de chope, um cara que sabe pilotar uma chopeira.

5. Deixar sempre de dois a três dedos de colarinho. É o colarinho que mantém sabor, gás e temperatura do chope nas medidas ideais (tem muito mané que não entende isso e vem com aquela clássica desculpa: "mas vem menos bebida").

6. Por fim, o mais importante, possuir um chope de boa marca e qualidade.

O Melhor Chope do Eixo Rio-São Paulo
Para mim, que tenho a oportunidade de frequentar bares em ambos os estados, o melhor chope do eixo Rio-São Paulo é o do Bar Brasil, localizado na Lapa, no Rio de Janeiro. Ele leva o título em função do sabor de seu líquido que praticamente não deixa amargor na língua. Você toma o décimo como se estivesse bebendo o primeiro. Mas ainda não posso dizer que ele seja o mais completo. Vejam minha lista por especialidade:

Melhor Líquido: Bar Brasil - RJ (possui uma chopeira rara de bronze, de 43 anos, antiguidade só vista no museu da Brahma que possui outra peça)
Melhor Copo: Manoel e Joaquim - RJ (tulipas muito finas, feitas de meio cristal)
Mais Gelado: Outback (Tomando mais de 5 é pneumonia certa, o copo vem como um iceberg)
Melhor Colarinho: Original - SP (é um creme sem igual, experimente uma vez o copo de leite).

Finalizo aqui deixando 3 indicações de cada estado:

Em São Paulo

Bar Original
Rua Graúna, 137, Moema

Bar Léo (fundado em 1948)
Rua Aurora, 100, Centro

Bar Brahma (fundado em 1946)
Av. São João, 677 , Centro

No Rio de Janeiro

Bar Brasil (fundado em 1907)
Avenida Mem de Sá, 79, Lapa

Armazém São Thiago ou Bar do Gomes (fundado em 1919)
Rua Áurea, 26, Santa Teresa

Manoel e Joaquim
Rua Pernambuco, 384, Engenho de Dentro

ps
.: Evitem butecos de grife como Informal, Belmonte, Espelunca Chique, Conversa Fiada e semelhantes. Esses, somente em último caso.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

[música] A música do comercial do Fiat Punto

O carro é lindo. O comercial não é dos meus preferidos, meio cabeça, viajante. Mas a música é muito legal.

O tema da propaganda do Fiat Punto é da Banda Sueca "Shout Out Louds". O nome da música é "Shut your eyes".

Quer ver a banda? Eis o clipe


Veja outros post's do Estrada Pop:
> Carnaval Salvador 2008. É hora de se acabar.
> As melhores Festas de Réveillon do Rio de Janeiro em 2008
> Saiba sobre o novo CD de James Blunt e escute "Same Mistake"
> Especial: Os melhores shows que vi na vida

> Conheça a Oblong Pictures

domingo, 16 de setembro de 2007

[Moda/TV] Project Runway - Moda e desafios com muita criatividade

Na era dos Reality Shows muita porcaria tem rolado por aí. Por isso, os bons exemplos não podem ser ignorados. "Project Runway" é um desses. Neste reality um grupo de jovens e talentosos estilistas se enfrentam semanalmente, desenhando roupas, vestidos e encarando os mais criativos desafios.
Para se ter uma idéia, em um episódio eles tiveram que criar uma roupa apenas com produtos disponíveis dentro de um Supermercado. O ganhador desse desafio fez um vestido com cascas de milho. Em outro, tiveram que fazer roupas para cachorros.

É lógico que eles também criam roupas comuns, em provas mais tradicionais. Porém, é esta mescla entre tradicionalismo e criatividade que torna o programa tão interessante. Os jovens estilistas estão sendo sempre pressionados a mostrar do que são capazes. E nessa você ficará preso e ansioso para ver os resultados de cada criação.

Em cada episódio temos um vencedor e um eliminado (o criador do pior modelo) julgados por experientes profissionais do mundo Fashion. Se você gosta de Moda, Design e Criação, vale a pena conferir.
Canal People and Arts
(na Net é o Canal 52)
quinta-feira, 21:00.

sábado, 15 de setembro de 2007

[shows] Led Zeppelin - Mais de 120 milhões querem ver o show.

Como foi divulgado, o Led Zeppelin se reunirá mais uma única vez para a realização de um show, na Arena O2, em Londres, no dia 26 de novembro. Até aí tudo bem. O que impressiona mesmo é a procura pelos ingressos.
Para poder comprar o ingresso o interessado deve participar de um sorteio se cadastrando no site ahmettribute.com.

Os ingressos custam R$ 500,00 (125 libras). O prazo para cadastramento vai até o dia 19 de setembro, quarta-feira, meio-dia.

Mais de 120 milhões de pessoas já fizeram o cadastramento, o que ocasionou a queda do site por algumas vezes.

[Filmes] Alugue Oldboy, vencedor em Cannes 2004

Aqui no Estrada Pop tentaremos seguir uma linha na sugestão de filmes: indicar aqueles que geralmente as pessoas não pegariam. Os tesouros escondidos. Os ignorados por pura falta de sorte.

"Oldboy", vencedor do prêmio especial de Cannes em 2004, está nessa categoria. Na capa ninguém conhecido. Você o pega na mão e vê que é um filme Coreano. Argh!! Aí você larga rápido e se benze, como se estivesse tocando a mão do capeta.

Pare com isso. Leve Oldboy para casa e se prepare para um filme surpreendente. A história é totalmente inovadora. Os mistérios parecem indecifráveis. E tudo isso misturado com muita ação e suspense.

Após sair de uma delegacia, onde havia sido detido por embriaguez, um homem é sequestrado. Mas não se trata de um sequestro convencional. Este homem é mantido preso em um quarto com TV onde é cuidado e alimentado por 15 anos, sem nenhum contato humano. O sujeito quase fica maluco querendo entender o porquê e qual sentido disso tudo. Sem mais nem menos, em um belo dia, ele é libertado.

Aí começa o filme. Nosso pobre amigo sai alucinadamente em busca de respostas. Quem poderia tê-lo sequestrado? Quais os motivos? Porque prendê-lo por 15 anos?

Muitas surpresas vão sendo reveladas nesse caminho e o final é totalmente inesperado. Falar mais não posso. Quanto menos você souber melhor.

Se você já viu Oldboy, parabéns. É isso aí, nada de preconceito contra filmes de países diferentes.

Veja o Trailer


Oldboy
Corea do Sul, 2003
Drama - 120 min
Direção: Chanwook Park
Roteiro: Jo-yun Hwang, Chun-hyeong Lim
Elenco: Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Kang Hye-jeong, Ji Dae-han, Oh Dal-su, Kim Byeong-ok, Lee Seung-Shin, Yun Jin-seo, Lee Dae-yeon, Oh Kwang-rok, Oh Tae-kyung

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

[Games] Medal of Honor Airbone - Uma experiência histórica

A Eletronic Arts está lançando hoje no Brasil o game "Medal of Honor - Airbone"(versão PC). Trata-se de um jogo de guerra em primeira pessoa (a visão da tela seria a visão dos seus olhos). Vendo o trailer do jogo você fica se perguntando qual será o limite que o mundo da Tecnologia poderá chegar. Mesmo que você não goste de games, confira, pois é impressionante.

É como voltar no tempo. Os cenários, as imagens, os efeitos, cores, texturas, é tudo perfeito, tudo real. É impressionante a qualidade cinematográfica do game, com tomadas e ângulos espetaculares.
A música e os efeitos sonoros não ficam atrás, são de arrepiar.

No game, o jogador faz parte de um grupo de soldados paraquedistas que atuam em missões especiais durante a Segunda Guerra Mundial. A emoção já começa com o salto do avião.
Não é a toa que o game é grandioso. Ele foi idealizado por Steven Spielberg, quando a Eletronic Arts ainda era a Dreamworks Interactive.

Todo o trabalho de pesquisas para o filme "O Resgate do Soldado Ryan" e para a série "Band of Brothers" foi utilizado no desenvolvimento do jogo.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Hoje não tem Post. Só Luto


Parabéns pro Senado e para os políticos maravilhosos que nos temos. Parabéns Renan Calheiros.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

[livros] e-mail - Um Livro Genial

Com toda a sinceridade. Li esse livro em dois dias. Não conseguia parar, pois ele é genial, principalmente na forma como foi escrito.
Pode parecer impossível, mas o livro é todo contado através da troca de e-mails. Você vai acompanhando toda a história pelos e-mails enviados e recebidos. É hilariante perceber como podemos ser maquiavélicos utizando essa ferramenta.

A trama se passa em uma agência de publicidade que está vivendo um momento muito tenso em função de uma concorrência para ganhar a conta da Coca-Cola.

O livro foi escrito por Matt Beaumont, um redator publicitário inglês que parece conhecer bem o pandemônio que é o dia a dia de uma agência.

Contudo, o mais importante nesse livro não é a conturbada vida do mundo publicitário, mas sim as incríveis mostras de relações humanas que são proporcionadas.

Pode comprar que é diversão garantida.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

[shows] Se puder, vá ver Madeleine Peyroux

Você gosta de jazz? Daquele Blues suave no estilo Billie Holiday? Então não deixe de assistir Madeleine Peyroux, dia 26 de setembro. É fechar os olhos e achar que Lady Day ainda está viva. E o melhor, o show será no Teatro Municipal, com toda a qualidade acústica que ele pode proporcionar.

Se você não conhece a cantora, veja o vídeo no fim do Post. É difícil não gostar.
Dia 26/09 - Quarta-Feira - Horário: 20h30
galeria e galeria lateral: R$80,00
balcão simples e balcão simples lateral: R$140,00
platéia e balcão nobre: R$220,00
camarote e frisa: R$1.320,00

Pça. Floriano - s/nº Cinelândia
Fone: 2262-3935

Venda de Ingresso Online: Ticketronics


segunda-feira, 10 de setembro de 2007

[Concurso] Vote nas 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

No embalo da premiação obtida pelo Cristo Redentor como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo, o Jornal O Globo está realizando o concurso "As 7 Maravilhas do Rio".
Neste concurso os leitores podem escolher 7 entre 30 opções de locais do estado que serão considerados como maravilhas. A Votação está correndo solta e O Globo tem informando semanalmente as posições de cada local concorrente. Pelo jeito que anda o ranking estou vendo que locais como "Arcos da Lapa" e "Lagoa Rodrigo de Freitas" correm o risco de ficar de fora dos finalistas. Será uma injustiça se isso acontecer.

Injustiça também foi a não inclusão do Bairro de Santa Teresa no concurso, sem dúvida um dos locais mais importantes do Rio de Janeiro, tanto por sua beleza como por sua tradição histórica. Acho ainda que o concurso deveria envolver apenas locais da cidade e não do estado como Búzios e Paraty.

Meus 7 escolhidos foram:
- Maracanã
- Arcos da Lapa
- Lagoa Rodrigo de Freitas
- Praia de Copacabana
- Pão de Açúcar
- Aterro do Flamengo
- Jardim Botânico

domingo, 9 de setembro de 2007

[Animação] Conheça a Oblong Pictures

A Oblong Pictures é uma empresa especializada na criação de filmes de animação utilizando brinquedos Lego. Os resultados são excelentes e as histórias muito criativas. Vale a pena conferir.

[Desenho Animado] A polêmica dublagem de Homer Simpson

Muito tem se falado sobre a ausência de Waldyr Sant'anna nas dublagens de Homer Simpson. Ele não participou da nova temporada e nem mesmo do novo filme (mas dublou os Trailers). Waldyr foi o primeiro a dublar Homer, sendo o preferido dos fãs no Brasil.
A Fox alega que um personagem não pode ficar dependente de um único dublador, pois a sequência e existência de um desenho ou série devem ser colocadas em primeiro lugar.

Fala-se que Waldyr foi afastado por processar a Fox. No processo ele exige pagamento de direitos autorais referentes a comercialização dos DVDs dos Simpsons. A Fox responde que ao contratar um dublador tem o direito de utilizar sua voz em todos os seus produtos.

Para mim, o maior problema em toda essa questão não é a permanência de Waldyr Sant'anna na série. Concordo que um personagem não pode ficar preso unicamente a um profissional, tanto que Homer Simpson já foi dublado de forma satisfatória por outra pessoa, o dublador Júlio César, em algumas temporadas.

O ponto chave nessa questão é a péssima voz escolhida para o filme e para a nova temporada, feita por um terceiro dublador: o Sr. Carlos Alberto. Ela é muito ruim. Carlos Alberto tenta imitar o estilo "choroso" de Júlio Cesar e o resultado é uma voz esganiçada e irritante.

Muitos fãs estão reclamando e mandando e-mails para a Fox, que não tem mostrado qualquer intenção de alterar a dublagem.

Confira você mesmo nesse vídeo comparativo as 3 vozes de Homer Simpson.


sábado, 8 de setembro de 2007

[teatro] Uma obra-prima chamada "O Bem Amado"

Marco Nanini e a Companhia dos Atores estão levando para o Teatro a excelente história e o mundo de "O Bem Amado".
Para quem não sabe "O Bem Amado"foi uma novela da Globo que também deu origem a um seriado semanal. É uma obra-prima de Dias Gomes. E olhe que ele ainda escreveu Roque Santeiro e Saramandaia, outras novela espetaculares.

Isso mesmo, pode parecer estranho hoje em dia falar que uma novela seja espetacular, mas esse era o nível criativo da época. Na década de 70, Janete Clair e Dias Gomes nos ofereciam folhetins de alta qualidade, em nada comparados com as novelas atuais e seus amontoados de clichês desgatados e idéias pobres.

"O Bem Amado" tratava da história e do cotidiano da cidade fictícia de Sucupira, localizada no litoral da Bahia. Seu prefeito Odorico Paraguaçu e demais moradores nos proporcionavam situações hilariantes como, por exemplo, a dificuldade em inaugurar o Cemitério Municipal já que ninguém morria na cidade.

O elenco de "O Bem Amado" também era de uma riqueza e talento acima da Média. Paulo Gracindo, Lima Duarte, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Emiliano Queiroz eram alguns deles, só para se ter idéia. Parecia que não eram atores. Era como se a cidade de Sucupira fosse real, tamanho o entrosamento e veracidade nas interpretações.

Conhecer esse trabalho é uma obrigação para todo brasileiro, um texto que deveria fazer parte do conteúdo escolar como qualquer outra grande obra de nossa literatura.

Tenho certeza de que nas mãos de Marco Nanini um material de tamanha riqueza certamente se transformará em um grande espetáculo.

Por enquanto, a peça está no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea no Rio de Janeiro. Para saber mais basta acessar o site da Pequena Central de Produções Artísticas.

Veja Odorico Paraguaçu no vídeo abaixo.


[música] Ray Lamontagne - Ainda existe esperança na Terra.

Com uma situação bem desfavorável na atual música brasileira me sinto um orfão musical. O que posso comprar? O que posso ouvir? Com pouquíssimas exceções quase nada. Por isso, só me resta ficar caçando e pesquisando por artistas internacionais no iTunes.

Foi numa dessas que encontrei Ray Lamontagne. O cara é fantástico. Um folkman típico americano, com aquela voz rouca surrada e canções que remetem ao Sul dos Estados Unidos.

Ouvir Lamontagne é viajar por aquelas cidadezinhas pequenas com trailers, areia, uísque caseiro e bolas de feno rolando pelo vento. Linda músicas e melodias, violões e violinos de profunda beleza e letras que explicitam o mais simples cotidiano, cercadas de vida, drama e poesia.

Nelas, Lamontagne não se rende apenas ao amor, nem se coloca acima das pessoas. Muitas vezes chega a retratar a miséria humana e a dramaticidade de quando tudo dá errado. Lamontagne mostra que há beleza e poesia na vida de um "Loser".

Possui dois discos: "Trouble" (2004) e “Till the Sun Turns Black”(2006).

Destaque para as músicas: "Empty", "Hold you in my arms" e "Jolene"

O cara tem o espaço dele no MySpace onde vocês podem conferir algumas músicas.

Raycharles LaMontagne nasceu em Nashua, New Hampshire, em 1974

Veja abaixo "Jolene", em gravação acústica feita no lendário estúdio Abbey Road.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

[blogs] Chegou o Estrada Pop

Bem-vindo ao Estrada Pop, mais um blog do Grupo Think!Blogs Revolution.

O Estrada Pop foi feito para se respirar cultura, arte e comunicação, em todos os seus sentidos: Literatura, Cinema, Música, Artes, Design, Moda, Decoração, Quadrinhos, TV, Revistas, Jornais, Lazer, Gastronomia, Comportamento e tudo mais que representar Vida e Beleza neste mundo.

Sempre de forma original, sempre fugindo do óbvio e tentando apontar, discutir e questionar outros pontos de vista.

Aqui você poderá também conferir dicas, agendas e diversas indicações sobre o melhor em arte, cultura e entretenimento.

Sintonize a máquina no Estrada Pop e deixe sua mente trabalhar.

Abraços para todos.