domingo, 3 de fevereiro de 2008

[Carnaval] Os Blocos do Rio de Janeiro - Guarde as dicas para o Ano que vem

Minha esposa Priscilla no Bloco Céu na Terra - Santa Teresa


O Carnaval, super curto, acabou. Pude aproveitar bem e digo que o Carnaval do Rio está cada vez melhor, principalmente pelo resgate da festa de rua. Os blocos foram uma verdadeira febre. Porém, essa febre tem um preço.

Para poder curtir um bom bloco de rua, brincar carnaval, com tranquilidade, segurança, poder cantar e ouvir um som de boa qualidade é necessário saber selecionar.

De 3 a 5 anos atrás, podíamos dizer que o ideal seria fugir de blocos grandes, os famosões: como Suvaco, Simpatia, Carmelitas e Bola Preta. Essa regra continua. Eles estavam ainda mais cheios este ano, sendo impossível brincar carnaval com tranquilidade. Fui ao Bola Preta. Foi chegar e ir embora. Com 500 mil pessoas estava impossível.

A mudança é que blocos médios ganharam fama e se encontram nesta mesmo situação. Quizomba, Volta Alice, Céu na Terra, Empolga às 9, Concentra mais não sai e muitos outros estavam completamente entupidos de gente. Uma furada.

Vc não ouve o som, não pode brincar direito, fica preso na multidão, não pode levar crianças ou pessoas da família e não tem boa estrutura de banheiros e segurança.

Ou seja, a regra é a seguinte: procure mesmo pelos blocos novos, desconhecidos. Será a melhor forma de curtir o carnaval de verdade. Vc vai poder tomar sua cerveja, cantar, brincar, sem nenhum tipo de chateação. Quando muita gente estiver falando de um bloco, caia fora desse.

E se vc não resistir ao bloco mais famoso, pelo menos procure por aqueles com melhor espaço físico para comportar as pessoas. Como é o caso do Monobloco que, mesmo sendo um bloco muito procurado, consegue comportar o desfile bem, já que sempre sai na Orla da Praia, mais recentemente na Avenida Atlântica, em Copacabana.