sábado, 15 de dezembro de 2007

[Filmes/Música] Um incrível e maluco cara chamado Daniel Johnston

Ontem, finalmente consegui ver o Documentário " The Devil and Daniel Johnston", que conta a fantástica história do citado Daniel. É simplesmente demais pela figura que esse maluco foi em sua vida.

Daniel é um cara com sérios problemas nervosos e psicológicos, desses freaks mesmo, super problemático. Se você está imaginando um Nerd, esqueça, estou falando de um cara com problemas de esquizofrenia, depressão e muito mais. Falamos de um Maníaco Depressivo que possuía comportamentos que algumas vezes beiravam a Demência e outras o Autismo.

Mesmo sendo assim, Daniel amava música e produzia canções alucinadamente, hora no piano, hora no violão, de forma viceral, sem se importar com nada ou com a opinião de qualquer um. Ele se amarrava no que fazia e pronto. Letras malucas, melodias sem qualquer regra, vocais desafinados, afinados, uma loucura mesmo, que faziam Daniel alternar momentos de genialidade e mediocridade facilmente. Nos bons momentos, Daniel chega a lembrar o som dos White Stripes, e isso em 1983.



Daniel Johnston ainda jovem

Daniel também foi um desenhista compulsivo, criando todas as artes de suas demos, discos e CD's, além de fazer exposições e vender suas gravuras. Algo bem no estilo Robert Crumb. O desenho de sua lendária e primeira fita demo "Hi, How Are You" virou camiseta. Kurt Cobain, do Nirvana, a usava frequentemente em shows e aparições em TV. Era sua preferida.

Mas quem pensa que a loucura de Daniel só trouxe coisas boas se engana. Sua família passou maus bocados com o cara, tendo de interná-lo muitas vezes. Suas crises tiveram diversos períodos, mas a fase em que Daniel ficou obcecado por religião e pelo Demônio foi a pior. Uma vez, voltando de uma viagem, Daniel provocou a queda do avião que seu pai pilotava. Quase morreram todos.

Kurt Cobain usando a famosa camiseta

O Documentário é sensacional e prende principalmente pela postura verdadeira de Daniel. Não é à toa que venceu como melhor Documentário no Festival de Sundance 2005. Está passando na HBO, mas se puder alugue.

Se quiser conhecer mais Daniel Johnston acesse seu site oficial.

Veja abaixo o trailer do filme escrito e dirigido por Jeff Feuerzeig.

Nenhum comentário: