domingo, 9 de setembro de 2007

[Desenho Animado] A polêmica dublagem de Homer Simpson

Muito tem se falado sobre a ausência de Waldyr Sant'anna nas dublagens de Homer Simpson. Ele não participou da nova temporada e nem mesmo do novo filme (mas dublou os Trailers). Waldyr foi o primeiro a dublar Homer, sendo o preferido dos fãs no Brasil.
A Fox alega que um personagem não pode ficar dependente de um único dublador, pois a sequência e existência de um desenho ou série devem ser colocadas em primeiro lugar.

Fala-se que Waldyr foi afastado por processar a Fox. No processo ele exige pagamento de direitos autorais referentes a comercialização dos DVDs dos Simpsons. A Fox responde que ao contratar um dublador tem o direito de utilizar sua voz em todos os seus produtos.

Para mim, o maior problema em toda essa questão não é a permanência de Waldyr Sant'anna na série. Concordo que um personagem não pode ficar preso unicamente a um profissional, tanto que Homer Simpson já foi dublado de forma satisfatória por outra pessoa, o dublador Júlio César, em algumas temporadas.

O ponto chave nessa questão é a péssima voz escolhida para o filme e para a nova temporada, feita por um terceiro dublador: o Sr. Carlos Alberto. Ela é muito ruim. Carlos Alberto tenta imitar o estilo "choroso" de Júlio Cesar e o resultado é uma voz esganiçada e irritante.

Muitos fãs estão reclamando e mandando e-mails para a Fox, que não tem mostrado qualquer intenção de alterar a dublagem.

Confira você mesmo nesse vídeo comparativo as 3 vozes de Homer Simpson.


2 comentários:

Anônimo disse...

Eu assisti ao "Filme" e realmente a voz do Hommer é péssima. Dá a impressão que é um imitador do personagem.

André Popp disse...

A dublagem do Hommer realmente deixa a desejar. Mas com certeza, "Porco-Aranha, Porco-Aranha..." é impagável.

Risos.