terça-feira, 18 de setembro de 2007

[Comer e Beber] Entenda a arte de um bom Chope

Segundo os Alemães, os mais entendidos no assunto, chope não pode ser tomado de qualquer jeito. Infelizmente, nem todo mundo sabe disso e tem a oportunidade de degustar o sagrado líquido como se deve. A Ambev tem procurado divulgar constantemente aos bares e clientes as principais regras para se ter um bom chope. São Elas:
1. Manter a chopeira do bar sempre regulada, calibrada na pressão exata de gás e com uma serpentina sempre longa e limpa.

2. Possuir copos de boa qualidade, de fina espessura, lavados com sabão neutro, sempre bem enxaguados e resfriados.

3. O chope deve ser bem armazenado e consumido dentro de seu prazo de validade (no máximo em dois dias).

4. Ter um bom tirador de chope, um cara que sabe pilotar uma chopeira.

5. Deixar sempre de dois a três dedos de colarinho. É o colarinho que mantém sabor, gás e temperatura do chope nas medidas ideais (tem muito mané que não entende isso e vem com aquela clássica desculpa: "mas vem menos bebida").

6. Por fim, o mais importante, possuir um chope de boa marca e qualidade.

O Melhor Chope do Eixo Rio-São Paulo
Para mim, que tenho a oportunidade de frequentar bares em ambos os estados, o melhor chope do eixo Rio-São Paulo é o do Bar Brasil, localizado na Lapa, no Rio de Janeiro. Ele leva o título em função do sabor de seu líquido que praticamente não deixa amargor na língua. Você toma o décimo como se estivesse bebendo o primeiro. Mas ainda não posso dizer que ele seja o mais completo. Vejam minha lista por especialidade:

Melhor Líquido: Bar Brasil - RJ (possui uma chopeira rara de bronze, de 43 anos, antiguidade só vista no museu da Brahma que possui outra peça)
Melhor Copo: Manoel e Joaquim - RJ (tulipas muito finas, feitas de meio cristal)
Mais Gelado: Outback (Tomando mais de 5 é pneumonia certa, o copo vem como um iceberg)
Melhor Colarinho: Original - SP (é um creme sem igual, experimente uma vez o copo de leite).

Finalizo aqui deixando 3 indicações de cada estado:

Em São Paulo

Bar Original
Rua Graúna, 137, Moema

Bar Léo (fundado em 1948)
Rua Aurora, 100, Centro

Bar Brahma (fundado em 1946)
Av. São João, 677 , Centro

No Rio de Janeiro

Bar Brasil (fundado em 1907)
Avenida Mem de Sá, 79, Lapa

Armazém São Thiago ou Bar do Gomes (fundado em 1919)
Rua Áurea, 26, Santa Teresa

Manoel e Joaquim
Rua Pernambuco, 384, Engenho de Dentro

ps
.: Evitem butecos de grife como Informal, Belmonte, Espelunca Chique, Conversa Fiada e semelhantes. Esses, somente em último caso.

6 comentários:

Tania Capel disse...

Oi Ronaldo, com essas dicas acabo de descobrir que não conheço nenhum bar bom... que horror! esses serviços no interior são péssimos! enfim... qdo estiver na capital vou tentar visitar suas indicações! abraços

RONALDO SANCHES disse...

Vale a pena sim. Tomar um chope bem tirado não tem preço. Desce fácil e macio. Você com o tempo nem quer mais saber de cerveja, só do chopinho gelado. Vc também vai gostar do clima desses bares, os mais antigos são históricos, uma volta no tempo.

Unknown disse...

Bom, sou mais um daqueles chatos com qualidade de chope. Não dá pra tomar aquele chope que mais parece um guaraná dolly sem colarinho em copo de requeijão. E aquele cara que pede pra tirar sem colarinho, pq vem mais!!?? Meu Deus!!! Aqui em São Paulo o Bar Original ainda é o melhor chope. No Léo, é a tradição, mas tem me decepcionado um pouco. O copo é o segredo, seguido da chopeira, e claro a água da fabricação do chope. No Rio, ainda preciso tomar um bom chope pra dizer algo...minha unica experiencia foi no Bracarense, e ão foi boa !!

RONALDO SANCHES disse...

Pablo, O Bracarense é um ponto tradicional do chope no Rio, mas vc tem razão, tem ficado tão cheio que está caindo um pouco de qualidade. Os copos são horríveis e o colarinho esta muito flocado, tipo um sabão detergente mesmo.

André Popp disse...

Ai Ronaldo, precisamos montar outros guias das peculiaridades de alguns lugares aqui do Rio. Precisando de ajuda, já sabe. A gente faz um tour só pra confirmar tudo. Heheheheheh

Abraços

RONALDO SANCHES disse...

É uma boa hein Popp, a gente conferindo tudo "por conta do Blog"