sábado, 8 de setembro de 2007

[teatro] Uma obra-prima chamada "O Bem Amado"

Marco Nanini e a Companhia dos Atores estão levando para o Teatro a excelente história e o mundo de "O Bem Amado".
Para quem não sabe "O Bem Amado"foi uma novela da Globo que também deu origem a um seriado semanal. É uma obra-prima de Dias Gomes. E olhe que ele ainda escreveu Roque Santeiro e Saramandaia, outras novela espetaculares.

Isso mesmo, pode parecer estranho hoje em dia falar que uma novela seja espetacular, mas esse era o nível criativo da época. Na década de 70, Janete Clair e Dias Gomes nos ofereciam folhetins de alta qualidade, em nada comparados com as novelas atuais e seus amontoados de clichês desgatados e idéias pobres.

"O Bem Amado" tratava da história e do cotidiano da cidade fictícia de Sucupira, localizada no litoral da Bahia. Seu prefeito Odorico Paraguaçu e demais moradores nos proporcionavam situações hilariantes como, por exemplo, a dificuldade em inaugurar o Cemitério Municipal já que ninguém morria na cidade.

O elenco de "O Bem Amado" também era de uma riqueza e talento acima da Média. Paulo Gracindo, Lima Duarte, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Emiliano Queiroz eram alguns deles, só para se ter idéia. Parecia que não eram atores. Era como se a cidade de Sucupira fosse real, tamanho o entrosamento e veracidade nas interpretações.

Conhecer esse trabalho é uma obrigação para todo brasileiro, um texto que deveria fazer parte do conteúdo escolar como qualquer outra grande obra de nossa literatura.

Tenho certeza de que nas mãos de Marco Nanini um material de tamanha riqueza certamente se transformará em um grande espetáculo.

Por enquanto, a peça está no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea no Rio de Janeiro. Para saber mais basta acessar o site da Pequena Central de Produções Artísticas.

Veja Odorico Paraguaçu no vídeo abaixo.


Um comentário:

André Popp disse...

Fui ver a peça e achei boa. O texto do Dias Gomes é impecável. Marco Nanini atua muito bem tendo a responsabilidade de fazer um personagem já marcado com a imagem de Paulo Gracindo.

Como diria Odorico Paraguassu: "Vamos deixar os entratantos e partir para os finalmente". Podem ir ver.