terça-feira, 25 de setembro de 2007

[música/shows] Os 10 melhores shows que vi na vida (até agora)

Outro dia estava conversando com um amigo, quando tive a idéia deste post. Falávamos sobre shows, os que fomos e não fomos - aí pensei em eleger os meus 10 melhores até o momento (espero poder ir a outros). Só listo aqui os que fui mesmo, em ordem cronológica. Depois de ver os meus, deixe um comentário listando os seus.

Barão Vermelho – Rock and Rio I – RJ (15/01/1985)
Com apenas 15 anos na cara esse foi o meu primeiro grande show. Escondido dos pais, encarei um bate-volta ao Rio de Janeiro com amigos, só para participar do maior festival de música da Terra. Inesquecível a imagem de Cazuza enrolado na bandeira brasileira.

Legião Urbana – Estádio Parque Antártica (Palmeiras) – SP (10/08/1990)
Fila dando volta no estádio, alvoroço e confusão para ver a maior banda do Brasil. Naquele dia, em um jogo no interior da cidade, o Palmeiras foi desclassificado do Campeonato Paulista. Porém, sua torcida na volta para São Paulo passou pelo estádio e criou uma grande confusão. Briga, quebra-quebra, a multidão entrou em pânico. Ninguém conseguia entrar. Alguns de meu amigos foram para casa. Eu consegui entrar na quarta música, sem utilizar o meu ingresso, vazando a barreira de policiais. Entramos correndo pelo gramado, felizes e cantando: "É preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã..." Eu e meu querido amigo Tetê. O show foi fantástico.

Live – Aeroanta – SP (19/10/1992)
Esse show foi um achado. Como não foi divulgado, pouquíssima gente sabia que o Live tocaria no Brasil, ainda mais em um lugar tão pequeno como o Aeroanta. Descobrimos por acaso, conversando com o gerente da casa, uma semana antes. Mesmo assim, a casa bombou e o show foi uma loucura. Totalmente espremidos, éramos levados conforme a maré. O Live arrebentou tocando todas as músicas de seu primeiro disco: Mental Jewelry.

Midnight Oil – Olympia – SP (12/05/1997 a 15/05/1997)
Por se tratar de minha banda predileta não tive dúvidas. Pedi dispensa no trabalho e vi o show 3 dias seguidos, indo todos os dias logo cedo para o Olympia. Tudo para assistir no gargarejo mesmo. Me arrependi de não ter ido no último dia. O Midnight Oil ao vivo é uma paulada na cara, muita força, todos pulando, cantando e se mexendo. Você mal sabe pra onde olhar.

Simple Minds – Hollywood Rock - SP (14/01/1998)
Se existem músicas que marcaram a minha geração, posso dizer que "Don't you forget about me" é uma delas. Estar lá, ao vivo, vendo milhares de pessoas cantando isso juntos, arrepiou a alma. Só essa música valeu todo o show.

U2 – Estádio do Morumbi – SP (31/01/1998)
Que dia maravilhoso foi o desse show. Muito sol, muitos amigos, muita cerveja e batidas de frutas. Chegamos ao estádio às 10 horas da manhã e brincamos o dia todo. O show foi sem comentários, como se fosse um filme de tão perfeito.

Morrissey - Olympia - SP (03/04/2000)
O ex-vocalista da banda "The Smiths", que amo de paixão, veio para o Brasil para dois shows. E eu, otário, só comprei para um dia. Assim que o show acabou me arrependi de matar. Queria vender até a mãe para ter outro ingresso, mas não teve jeito. O poeta inglês desfilou uma série de músicas maravilhosas, uma melhor que a outra, tocando ao final diversas músicas de sua antiga banda.

REM – Rock and Rio 3 – RJ (13/01/2001)
Uma das decisões mais acertadas da minha vida. Depois de ser enrolado por amigos durante semanas, em um típico "vai não vai", resolvi sozinho, em pleno sábado de manhã, dia do show, ir para o Rio de Janeiro e ver o REM no Rock in Rio 3. Nem ingresso eu tinha. Saí de São Paulo 10 horas da manhã e cheguei no Rio 4 da tarde. Comprei de cambista e vi um dos melhores shows da minha vida. Sozinho e feliz pra caramba.

Foo Fighters – Rock and Rio 3 – RJ (13/01/2001)
Fui para ver o REM e de brinde recebo um show do Foo Figters antes. Falar o quê? Outro show que é simplesmente paulada na cara. Rock and Roll mesmo, com muita força, vigor e músicas pra soltar a voz.

Lemonheads - Ballroom - RJ (14/05/2004)
Já morando no Rio, fiquei sabendo que o Lemonheads tocaria no Ballroom em Botafogo. Não acreditei. Chegando lá, umas menininhas meio indie, meio emo, torciam o nariz e diziam que Evan Dando tocaria apenas as músicas do novo disco. Doce engano o das gurias. O cara abriu com "The Great Big No", na paulada, e saiu desfilando todos os grandes sucessos da banda. Parecia até um show "The Best Of Lemonheads". Pena que foi um dia só, pois se tivéssem outros eu estaria lá a qualquer preço.

Perdi dois shows no Brasil que talvez estivessem nessa lista: Coldplay e Pearl Jam. Mas como não vi ao vivo, não posso listá-los. Quem sabe mais adiante.

7 comentários:

Anônimo disse...

WOW!!!! Great pick!!!
I've seen some of them, and would love to have seen all of them. There are 2 things in life that makes me travel through time:music and fragrance. So reading your post I just had a nice trip.

Leandro Bravo disse...

Olha... o meu show-list na verdade não tem ordem cronológica e nem preferência. Vou apenas colocar o 1º lugar:

1º - Pearl Jam - Apoteose
- Madonna - Maracanã
- Foo Fighters - Rock n' Rio 3
- Video Games Live - Claro Hall
- Björk - Metropolitan
- Fatboy Slim - Praia de Ipanema
- Prodigy - Metropolitan
- Cássia Eller - Canecão
- Guns n' Roses - Autódromo de Jacarepaguá
- The Rolling Stones - Maracanã (com dragão)

Aproveito e cito 3 grandes shows que perdi e mereço apanhar por isso:

- Dave Matthews Band - Free Jazz
- Franz Ferdinand - Circo Voador
- Pet Shop Boys - Metropolitan

Bjos

RONALDO SANCHES disse...

Caramba Lê, deu uma inveja em dois: Madonna e Fat Boy Slim. Mas muito bom mesmo o seu top 10, os outros também são ótimos. Perder o Pet Shop é de doer mesmo, queria muito ter ido. E ver o Moby também. Abraços!!

Unknown disse...

Bom, segue minha lista sem ordem cronológica e com alguns comentários:

1. U2 (Morumbi) - turnê Pop Mart - foi o dia que descobri o que é passar sede.
2. Midnight Oil (Olimpia) - meu ingresso foi roubado, tivemos que comprar de cambista.
3. Hoodoo Gurus (Olimpia) - foi paulada na cara!
4. Yothu Yiundi (Via Funchal) - foi uma das bandas de uma noite de somzeras Australianas. A performance dos aborigenes foi fantastica.
5. Live (Hollywood Rock - Morumbi) - não poderia de deixar de ver, umas das minhas bandas prediletas.
6. U2 - Turne Vertigo (Morumbi) - foi no dia do meu niver. Paulada na cara !
7. Pet Shop Boys (Credicard Hall) - foi um show recente. Sou fã ha anos, nao poderia deixar de ver esse Pop Eletric Music.
8. Legiao Urbana (Parque Antartica) - foi um sufoco ! Mas eu tava lá.
9. Falcão (Aeroanta) - Dinheiro não é tudo mas é 100%. Isso mesmo! Vcs vão achar que sou louco, mas foi um show espetacular ! Memoravel ! EU VI !! HAHAHAHA
10. Alanis (Olimpia). No auge dela, foi um belo show !!!

Cito aqueles que não pude ver: Pearl Jam, Maná, Coldplay, Blue Man, Jamiroquai...rs..acho que é isso !! Abraços.

André Popp disse...

Eu vi vários shows que para mim foram muito bons. Mas segue o meu Top ten:

Judas Priest - Rock In Rio 2 (Maracanã)
Pearl Jam - Apoteose
Jethro Tull - Maracanãzinho
Rush - Maracanã
Paul McCartney - Maracanã
Sting - Maracanã
Living Colour - Apoteose - Hollywood Rock
Jeff Beck - MAM - Free Jazz Festival
Guns N'Roses - Rock In Rio 2 - Maracanã

RONALDO SANCHES disse...

André, uma bela lista viu! Mais pesada, mas de responsa.

Anônimo disse...

Ok Ro, finalmente vou deixar a minha lista, já que vi há poucos dias um dos melhores shows da minha vida. Vai quase que na ordem por preferência...

1 - U2 - Pop Mart (os dois dias seguidos SP) Puta sede Pablão !
2 - Michael Bublé - Zenith - Paris 01/11/2007... Sem palavras !
3 - Pearl Jam - Estádio do Restelo - Lisboa
4 - Midnight Oil - 2 dias seguidos contigo Ronaldo ! Às 3 da tarde na porta do Olimpia, com o pin da Transamérica com luzinha piscando ! Nessa o Peter Garet pulou na nossa frente, foi louco !
5 - Hooddo Gurus - Maravilhoso show, um THE BEST da carreira
6 - Live - Hollywood Rock - antes do show do Sepultura (Olha a pá e a picareta pro show do Sepultura !), depois No Quartier com Robert Plant e Jimmy Page
7 - Bon Jovi e Marillion - Hollywood Rock - SP
8 - Paul McCartney no Maracanã (só Beatles !)
9 - Falcão no Aeroanta. Só quem viu sabe a importância desse cara (tenho até CD autografado e direito a conhecer o figura ao Vivo)
10 - Mariza e Gilberto Gil - Estádio de Aveiro
Outros - The Gift - Anadia (uma banda portuguesa que vale a pena conhecer) / Silence 4 - Gravação do Acústico em Lisboa e Show em Leiria / Lenny Kravitz e Macy Gray - Lisboa / Madredeus - Casa de Portugal e 1 ano depois com a Orquestra Sinfonica de São Paulo no Teatro Municipal - SP/ Dulce Pontes em Conimbriga / Amália Rodrigues - São Paulo / Elton John e Sheryl Crow no Ibirapuera / Roberto Carlos na Ilha Pochat e no Ibirapuera / Gipsy Kings no Olimpia / Juan Luiz Guerra no Olimpia / Caetano Veloso - Turnê Prenda Minha / Orishas - Coimbra / Quarteto Jobim Morelembaum - Coimbra / Djavan e Alceu Valença no Porto / Maria Bethânia e Gil em Coimbra / A-HA - Pacaembú, etc..............
Próximos : Maria Rita - Póvoa do Varzim / Cirque du Soleil Delirium - Lisboa / Rui Veloso e Mariza - Lisboa.